Um imperador geralmente celebrou poder supremo como o filho de céu. Foram levadas desastres naturais ou outras calamidades como prova que o mandato de céu tinha estado retirado, porém, e poderia justificar revolta. Mandarins eram funcionários públicos conservadores que operaram a maioria do governo ao habitante, província, e nível imperial. Mandarins ganharam as posições deles/delas passando em exames de administração civil detalhados fundados principalmente nos trabalhos de Confucius.
A dinastia de T'ang regeu a China de 618 a 907. China debaixo do T'ang era grande, rica, e poderosa. Havia comércio exterior extenso e se interessa pelas artes entre a classe alta. Imprimindo e pólvora foi inventada. Os últimos 100 anos de regra de T'ang testemunharam o camponês tumultuoso se revolta, porém, e guerras entre regras de exército locais que o tribunal imperial não pôde terminar. Os anos de 907 a 960 eram conhecidos como o Cinco período de Dinastias. A China do norte foi segurada por bárbaros, e a China sulista dividiu em 10 estados de rival. De um destes, nomeado um general de exército Zhao Kuang-ying agarrou poder e unificou os estados sulistas, enquanto fundando a dinastia de Canção. Os descendentes dele reuniram a China dentro de 20 anos.
A dinastia de Canção regeu parte de China pelo menos até as 1279. Este era outro período de brilho cultural, e foi considerado a grande idade de pintura de paisagem chinesa. Havia uma melhoria dramática em atividade econômica, inclusive um comércio ultramarino grande. População e cidades cresceram, produção de comida cresceu mais rápida que população, uma economia de dinheiro desenvolveu, e produção industrial aumentou. Nenhuma cidade na Europa poderia chegar as populações de Chang Um, Beijing, e Guang Zhou, tudo com mais de 2 milhões de habitantes.
As riquezas de China atraíram inimigos, porém, e o Mongóis começou ataques em 1206. Antes das 1279 eles tinham completado a conquista de Canção a China e tinham movido o capital para Beijing. A melhoria econômica dramática da dinastia de Canção terminou com o Mongol conquistas e os calcularam 30 milhões de mortes que eles causaram. O Mongol dinastia de Yuan reuniu a China e restabeleceu isto como um grande exército e poder mundial. Foi esparramada influência chinesa na Ásia. Hanói foi capturada três vezes e tributo foi extraído da Birmânia. Comercie com a Índia, Arábia, e o Golfo Persa foi desenvolvido. Marco Polo visitou a China durante este período.
Desastres naturais e impostos mais altos no décimo quarto século causaram rebeliões rurais. Um monge budista subiu para ser um dos líderes dos Turbantes Vermelhos, uma sociedade secreta opôs ao imperador em Beijing. Os rebeldes agarraram Nanjing depois em 1356 e rebanho o Mongóis de Beijing 12 anos, estabelecendo a dinastia de Ming. A Ming presidiu em cima de outro florescer cultural e estabeleceu uma unidade política que sobreviveu a Ming e continuou no vigésimo século. A Ming segurou um conservantismo rígido e isolamento, porém, desencorajando mudança e inovação, proibindo viagem estrangeira, e fechando a Estrada de Seda.
Alguns dos aspectos mais notáveis de China medieval são as tecnologias que foram inventadas lá, normalmente muitos séculos antes de uma tecnologia semelhante foi inventada dentro, ou transmitiu, o Oeste. Invenções chinesas importantes incluíram a bússola, o carro de mão, o ábaco, a couraça de cavalo, o estribo, o relógio, ferro-arremesso, aço, papel, movível digitam (imprimindo), papel-moeda, pólvora, e o leme de duro-poste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário