O primeiro grande imperador bizantino era Justiniano eu (482 a 565). a ambição dele era restabelecer o Império romano velho e ele quase teve sucesso. O instrumento dele era o maior general da idade, Belisarius que riscou o império que derrota os persianos ao Leste os Vândalos no Norte da África, Ostrogoths na Itália, e Bulgaros e eslavos nos Bálcãs. Além de campanhas de exército, Justiniano pôs a fundação para o futuro estabelecendo um sistema legal e administrativo forte e defendendo a Igreja Cristã.
A economia bizantina era o mais rico na Europa durante muitos séculos porque a Constantinopla era idealmente sited em rotas de comércio entre a Ásia, Europa, o Mar Preto, e o Mar Egeu. Era um ponto de destino importante para a Estrada de Seda da China. O nomisma, a moeda de ouro bizantina principal, era o padrão para dinheiro ao longo do mediterrâneo durante 800 anos. A posição estratégica de Constantinopla atraiu a inveja e animosidade das cidades soberanas italianas eventualmente.
Uma força fundamental do Império bizantino era seu exército geralmente superior que utilizou os melhores elementos da experiência Oriental romana, grega, gótica, e Mediana na guerra. O caroço do exército era uma força de choque de cavalaria pesada apoiada por ambos infantaria de luz (os arqueiros) e infantaria pesada (os espadachins blindados). O exército era organizado em unidades e perfurou em táticas e manobras. Oficiais receberam uma educação em história militar e teoria. Embora normalmente excedeu em número por massas de guerreiros destreinados, prevaleceu graças a táticas inteligentes e disciplina boa. O exército foi apoiado por uma rede de espiões e agentes secretos que proveram informação sobre planos inimigos e poderiam ser usados subornar ou caso contrário inclinar os agressores.
A marinha bizantina manteve os mar-pista abrem para comércio e mantiveram provisão enfileira livra assim a cidade não pudesse ser sofrida fome em submissão quando sitiou. No oitavo século, uma terra e ataque de mar por árabes foi derrotado em grande parte por uma arma secreta, fogo grego. Esta arma química, sua composição agora o desconhecido, era um tipo de napalm líquido que poderia ser borrifado de uma mangueira. A marinha árabe foi devastada em mar através de fogo grego.
Nos sétimo e oitavos séculos, os árabes infestaram Egito, o Oriente Médio, Norte a África, e Espanha, removendo estas áreas permanentemente de controle bizantino. Uma vitória turca a Manzikert em 1071 conduzidos à devastação de Ásia Minor, a fonte mais importante do império de grão, gado, cavalos, e soldados. Em 1204 Cruzados conduzidos pelo Doge de Veneza deslealdade usou ensacar e ocupar a Constantinopla.
No décimo quarto século, os Turcos invadiram a Europa, Adrianople capturador e Constantinopla evitando. Eles colonizaram os Bálcãs em números grandes e derrotaram um exército de cruzado grande a Nicopolis em 1396. Em 1453 de maio, o sultão turco Mehmet II capturou uma Constantinopla defendida fraca com a ajuda de canhão pesado. O outono da cidade trouxe o Império bizantino a um fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário